O ácido láctico, ou para ser mais correcto, o lactato, é um substrato quimico resultante da quebra anaeróbica de glicogéneo no tecido muscular.
Isto parece acontecer durante esforços curtos repetitivos de grande intensidade, donde, quanto mais intenso o exercício, mais lactato´è produzido. Pressupõe se a falta de oxigenação muscular a partir de um determinado valor, ou nivel de esforço, para que o corpo inicie produção de energia que não envolva o oxigénio em si, mas sim outros componentes .
Ora , o lactato, uma vez instalado no sangue nos músculos, depois do esforço, são necessários alguns minutos de repouso para que pelo menos metade seja removida através do suor pulmões e urina.. Segundo as minhas fontes desportivas, parece que quanto menos treinado o individuo , mais lactato produz e menos capacidade de remoção tem. È que o corpo necessita de movimento e algum exercicio regular activo para reconverter o excesso de ácido láctico presente.
Uma vez que todo este processo pressupõe a falta de oxigenação, creio que, num individuo com um nivel irregular de exercicio, esteja presente a formação de depósitos de cálcio, ou as chamadas adesões por entre as fibras musculares. Isto causa desconforto, dor, irritabilidade.
Atendendo á pergunta , em certas situações sim, dependendo do estilo de vida do individuo.O ácido láctico poderá estar relacionado com dor e desconforto.Agora atenção, não vamos atender uma cliente que faz maratona e dizer-lhe...Ha você tem dor devido á presença de ácido láctico nas suas costas.
Isso é que não---
Almada, feijó
Sem comentários:
Enviar um comentário