Ligue e obtenha uma sessão grátis!

Ligue e obtenha uma sessão de massagem terapêutica grátis!



domingo, 10 de janeiro de 2010

Dor Lombar Sentado versus de pé


Será que estar sentado causa dor nas costas??


-Dor em posicão de pé e alivia quando se senta

Na primeira situação má postura e desiquilibrios musculares podem estar a causar a dor.
Principalmente quando se verifica que existe uma inclinação anterior da pélvis referindo a possibilidade  de encurtamento dos músculos Quadricepes e Psoas , ou algum tipo de compensação sobre outras àreas das costas,  provocando a chamada lordose lombar. Dependendo do grau de curvatura da lordose poderá existir uma compressão posterior relevante sobre os discos intravertebrais causando a referida dor.

Outra situação que a meu ver poderá causar dor na lombar na posição de pé, poderá ser devido a isquémia, ou seja falta de corrente sanguínea nos músculos, agravado pela lei gravidade como antenuante.Músculos em espasmo poderão não estar a facilitar a criação de espaço para artérias e veias dificultando a passagem de sangue por entre as áreas circundantes.

Vejamos a hipótese para a dor sentado. No seguimento da anterior, poderá haver uma problema estrutural na coluna ou seja, quando existe uma protuberância de disco , estar sentado pode ser mais doloroso do que estar de pé. Ora porquê?

Sentado a pressão do peso sobre as vèrtebras  é muito maior do que de pé.

Ora a meu ver se me permitem, para clientes que estão sentados todo o dia e que relatam dor, seria óptimo alterar a forma de abordagem ao seu local de trabalho. Recomendo que estejam mais tempo de pé,  já que isto vai aumentar a rapidez do processo de cura. È chato estar de pé mas penso que é uma boa ideia e ajuda no combate à dor de uma forma inteligente acelarando o processo de cura.
Também o facto de inclinar a pélvis no plano frontal  ajuda bastante, ou seja, executando  movimentos de extensão da musculatura das costas, permite aumentar e aliviar o espaço entre o disco e a vértebra .
A chamada bola suíça é uma ferramenta óptima nesse sentido e é bem acessível a nìvel de preço. Alguns exercicios bastante simples podem ser efectuados mesmo no local de trabalho. Tudo isto requere paciência e persistência que a meu ver a maior parte das pessoas não possui ou não quer ter.

Ainda poderá haver outra situação de dor na posição sentado, a degenaração dos discos. Existe uma têndencia adquirida através do código genético. A estrutura perde altura  logo aumentando a pressão sobre os nervos que saem da espinha.

Posto isto,  verifico que existem pessoas que não têm dor quando sentados, mas mesmo assim padecem deste males na coluna. No entanto conseguem arranjar formas de se sentar tão bem que evitam o aumento de pressão sobre a área disfuncional.

Almada, Caparica

Sem comentários:

Enviar um comentário